Perguntas e Respostas

Quanto tempo demora uma seção de psicanálise?
Geralmente uma consulta dura por volta de 50 a 60 minutos.
Cabe ao analista com o seu paciente explicar a razão do numero de sessões. A média é de uma sessão por semana. Em alguns casos pode chegar a três sessões por semana.

Quanto o psicanalista cobra por consulta?
Varia muito de profissional para profissional. Tem a ver com sua formação, etc.
Por exemplo, de R$ 50,00 a R$ 700,00 reais, ou mais!

Como me tornar um profissional da psicanálise?
Muito embora exista o CBO – código brasileiro de ocupação, relativo a prática psicanalítica, não existe a profissão de psicanalista. Não há um conselho regional ligado ao Estado Brasileiro e a formação não está ligada ao Ministério da Educação, etc.
Existem diversos cursos de psicanálise em nosso país. É de comum acordo que as pessoas candidatas tenham pelo menos uma graduação em nível superior e, apresente uma carta explicando as razões de seu pedido, além de uma entrevista. Os cursos duram em torno de três (3) anos.

O analista pode analisar parente?
Não se recomenda pois isso compromete a transferencia devido ao envolvimento emocional. Eu recomendaria um bom da psicanálise.

O analista pode analisar um amigo?
Seguindo pelo mesmo caminho, a transferencia pode ser comprometida. Já vou apresentar o nome ou telefone de um bom profissional.

O analista pode recusar um paciente?
Sim! Por uma questão eminentemente ética o analista pode recusar um paciente em diversas circunstancias. Quando a transferencia estiver comprometida, quando não houver a empatia necessária de ambas as partes; quando os valores do analisando ofenderem os valores do analista, por exemplo: paciente preconceituoso; excessivamente religioso, xenofóbico, misógino, etc. Também, há um limite na Clínica Analítica quando, por exemplo, o analisando puder colocar em risco a vida de pessoas a sua volta. Nesses casos um profissional psicólogo ou psiquiatra pode ser contatado a assumir o caso.

Quanto a terapia de conversão de homossexual ao comportamento heterossexual?
Vai contra meus princípios. As terapias de conversão são perigosas podendo levar ao desenvolvimento de transtornos diversos e ao suicídio.
Ao contrário, recebo pessoas LGBTQIA+ no sentido do entendimento de seu processo de descoberta e esclarecimento.

%d blogueiros gostam disto: